Deputado Mário César Filho apresentou o projeto de lei N°921/2023, que tem como objetivo combater o tráfico ilegal de madeira e proteger as florestas no Estado do Amazonas. O PL propõe que a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMA), realize palestras, seminários, campanhas educativas e outras iniciativas para conscientizar a população sobre como denunciar queimadas e preservar a floresta.
O deputado ressaltou a importância de uma campanha informativa para esclarecer sobre o tráfico ilegal de madeira e conscientizar a população em geral. Além disso, a proposta busca estabelecer parcerias com instituições públicas e privadas, entidades sociais e educacionais, associações e organizações nacionais e internacionais, bem como com órgãos do governo federal e municipal, para fortalecer a fiscalização e monitoramento das áreas mais afetadas pelas queimadas.
Na justificativa do projeto de lei, o deputado destacou as constantes queimadas que têm ocorrido no Amazonas nas últimas semanas, que estão prejudicando o meio ambiente. “As florestas desempenham um papel crucial na sustentabilidade do planeta e na preservação da biodiversidade, porém, em todo o mundo, elas estão enfrentando ameaças crescentes devido ao tráfico ilegal de madeira, desmatamento e incêndios florestais”, ressaltou o parlamentar.