Buscando garantir que as pessoas com deficiência auditiva recebam uma atenção adequada, o deputado estadual, Mário César Filho (UB), apresentou à mesa diretora na quarta-feira (15), um Projeto de Lei que institui a obrigatoriedade do atendimento por meio de tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), em repartições públicas, empresas concessionárias de serviços públicos e instituições financeiras no âmbito do Estado do Amazonas.
“A presença de um tradutor/intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) é fundamental para a comunicação da pessoa surda. Seja em hospitais, delegacias e até em supermercados.. isso permite que ele transmita, de maneira exata, o que sente. O principal objetivo da constituição é garantir o direito à vida”, observou o autor do projeto.
Tramitação
O PL que tem como objetivo diminuir a dificuldade na comunicação de pessoas com deficiência auditiva, será analisado pelas comissões técnicas, e posteriormente, encaminhado para apreciação em plenário.
Libras
A Libras é uma língua reconhecida por lei no Brasil e possui estrutura e gramática própria.
E como muitas pessoas surdas dependem da Língua de Sinais para se comunicar, é essencial que haja acessibilidade em Libras em todos os lugares, principalmente em repartições públicas e privadas.