Na manhã desta quinta-feira (5), durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa, o projeto de lei N° 728/2023, de autoria do deputado Mário César Filho (UB), foi aprovado. O projeto estabelece o Dia Estadual da Conscientização sobre o Desaparecimento de Pessoas, comemorado no dia 28 de outubro.
A proposta do deputado tem como objetivo chamar a atenção da população para a crescente preocupação com o desaparecimento de pessoas. Apenas no ano de 2022, houve um aumento de mais de 20% nos casos registrados. O Dia da Conscientização busca conscientizar a sociedade sobre essa problemática e incentivar a adoção de medidas preventivas e de apoio às famílias afetadas.
Além disso, a data escolhida também é uma homenagem à pequena Shara Ruana, que desapareceu após sair de casa para comprar pão em Manaus. O caso de Shara despertou a atenção de toda a sociedade e reforçou a necessidade de se discutir e buscar soluções para o desaparecimento de pessoas.
Com a aprovação do projeto de lei, espera-se que o Dia Estadual da Conscientização sobre o Desaparecimento de Pessoas se torne uma ocasião para ampliar a conscientização da população, fortalecer a solidariedade com as famílias afetadas e estimular ações que visem prevenir e solucionar casos de desaparecimento.